1.3.20

Império Romano - Parte 4


Texto

“Roma foi uma cidade que expandiu seu poder ao ponto de se tornar um grande Império, com sua territorialidade presente por séculos em boa parte da Europa Ocidental, além do norte da África e parte da Ásia. Suas táticas de territorialização iam desde o inicial domínio militar até a utilização das políticas de romanização, onde incluímos a introdução dos costumes romanos como a religião, as tradições, numa clara tentativa de transformação dos povos sob o domínio de Roma em romanos. Entre essas táticas existentes destacamos em nossos estudos a padronização da arquitetura e o planejamento urbanístico das cidades construídas ou reconstruídas por Roma”.

Fonte: FREITAS, João Carlos de Mattos. Território e territorialidade no Império Romano: a utilização do padrão urbanístico das cidades construídas enquanto tática de romanização. Revista Tamoios, v. 5, n. 2 (2009) . Disponível em https://www.e-publicacoes.uerj.br/ojs/index.php/tamoios/article/view/1004 Acesso em: 17/3/2019.




A arena de El Jem, na Tunísia, norte da África. Os romanos reproduziam a arquitetura romana nos locais conquistados, como arenas, banheiros públicos e banhos públicos. Além disso, os romanos levavam seu produtos, modo de vida, língua e cultura aos povos conquistados.


Questão norteadora
1. Quais as estratégias utilizadas pelos romanos no processo de romanização?

Nenhum comentário:

Postar um comentário