Calendários maia
A astronomia foi muito desenvolvida pelos maias. Através da observação do astros celestes os maias desenvolveram complexos calendários, os dois principais, que eram utilizados em conjunto, chamavam-se Haab e Tzolk'in.
O calendário chamado Haab, também chamado de calendário solar, era composto de 18 meses de 20 dias de duração e mais um mês especial com apenas cinco dias, totalizando 365 dias. Haab é o calendário solar e era utilizado para o cotidiano, estabelecendo a época de plantio e colheita, por exemplo. Enquanto os primeiros 18 meses de 20 dias de criação eram considerados dias normais e produtivos, os 5 dias finais do calendário era um período de prática ritualística. Com demasiada frequência, os estudiosos ocidentais afirmam que os cinco dias finais foram considerados "infelizes" pelos antigos maias.
O calendário sagrado maia, chamado Tzolk'in, também conhecido como calendário lunar, tinha 260 dias de duração. O Tzolk'in era um calendário utilizado por sacerdotes, este indicava dias bons e ruins para iniciar uma guerra, por exemplo.
Adaptado do site do Museu Nacional Smithsoniano do índio americano, disponível em
https://maya.nmai.si.edu/ Acesso em: 21 de janeiro de 2019
Nenhum comentário:
Postar um comentário