Leia as fontes históricas a seguir e responda a seguinte pergunta:
Por que o “sol da liberdade” não raiou para todos no dia 4 de julho de 1776?
Fonte 1
“Para os indígenas, a independência foi negativa, pois, a partir dela, aumentou-se a pressão expansionista dos brancos sobre os territórios ocupados [pelos indígenas]. Para os negros [na condição de] escravos, foi um ato que em si nada representou. Temos notícias de fugas durante a Guerra da Independência. No entanto, nem à Inglaterra (que dependia do trabalho escravo em áreas como a Jamaica) nem aos colonos – os sulinos em particular – interessava que a Guerra de Independência se transformasse numa guerra social entre escravos e latifundiários, o que de fato não ocorreu. [...] Surgia um novo país que, apesar de graves limitações aos olhos atuais (permanência da escravidão, falta de voto dos pobres e das mulheres), causava admiração por ser uma das mais avançadas democracias do planeta naquela ocasião”.
KARNAL, Leandro. Estados Unidos: a formação da nação. São Paulo: Contexto, 2001, p.94-96.
Questões para reflexão:
O autor considera que, para os indígenas, a independência foi negativa. Por quê?
Por que o autor afirma que a independência, para os negros escravos, foi um ato que nada em si representou?
Fonte 2
“Companheiros e cidadãos! Por que fui convidado para falar hoje a vocês? O que os negros dos Estados Unidos têm a ver com a independência dos Estados Unidos? Será que os grandes princípios da liberdade política e da justiça natural, presentes na Declaração de Independência, aplicam-se também a nós? [...]
A rica herança de justiça, liberdade, prosperidade e independência, transmitida por seus pais, pertence somente a vocês, e não a mim. Da mesma forma, o dia que para vocês representa a luz e a esperança, significa para os negros, significa para os negros o grilhão e a morte. Este 4 de Julho é de vocês, não meu. [...]
Mais do que todos os outros dias do ano, o 4 de julho significa a injustiça e a crueldade de que o escravo tem sido a vítima constante. Para eles, o que vocês comemoram não passa de uma fraude.”
DOUGLASS, Fredrik. In: Jornal Movimento, São Paulo, 5 jul. 1976.
Questão para reflexão:
Fredrik Douglas, pseudônimo de Fredrik Bailey (1818-1895) é considerado um dos principais autores afro-americanos do século XIX. Por que Douglass afirma que “a rica herança de justiça, liberdade, prosperidade e independência, transmitida por seus pais, pertence somente a vocês e não a mim”?
Fonte 3
Frank e Ernest. 2009.
Questão para reflexão:
Qual é a ironia contida na charge?
Fonte 4
“Consideramos as seguintes verdades evidentes por si mesmas, a saber, que todos os homens são criados iguais, dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, entre os quais figuram a vida, a liberdade e a busca da felicidade”.
Declaração de Independência dos Estados Unidos, 4 jul. 1776.
Em sua opinião, é possível dizer que o que se assistiu na prática em 1776 estava em contradição com os ideais apresentados neste trecho?
Nenhum comentário:
Postar um comentário