Nas montanhas dos Andes, instalou-se uma dominação próxima daquilo que geralmente denominamos de império. Quando os espanhóis se aproximaram da região andina, na década de 1530, os incas reinavam há algumas gerações sobre uma vasta área, chamada de “Império das Quatro Direções”, cujos domínios estendiam-se do atual Equador, ao Norte, até o Chile, ao Sul. (...) Os incas instalaram-se inicialmente no Vale de Cuzco, por volta do século XIII d.C., mas apenas no século XV (por volta de 1470 d.C.) começaram a estender seus domínios sobre outros territórios e povos da região andina, incorporando e cobrando tributos de centenas de grupos étnicos caracterizados por grande diversidade cultural e linguística.
VIANA, Larissa. História da América. vol.1. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010. p. 36.
Documento - Administração Inca sobre outros povos indígenas:
(...) um senhor inca que governava dez mil famílias, e que vinha inspecioná-las uma vez por ano (...)se achasse que o senhor local ou uma autoridade menor era culpada de cinco faltas muito sérias como a de não ter obedecido ao que o representante real havia ordenado
ou a de ter querido rebelar-se
ou a de ter sido negligente no recolhimento e remessa do que era devido
ou a de não ter realizado os sacrifícios exigidos três vezes ao ano
ou a de ter ocupado as pessoas na tecelagem a seu próprio serviço
ou a de ter feito outras coisas que interferiam com o que deviam fazer e
por outras coisas semelhantes.
Se cometesse cinco faltas, eles lhe tiravam seu cargo a davam-no a seu filho, se tivesse um capaz, e, se não, davam-no a seu irmão ou parente mais próximo (...)
ZÚÑINGA, Ortiz. La província de León. In: VIANA, Larissa. História da América. vol.1. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010. p.41.
Nenhum comentário:
Postar um comentário