29.11.18

Mito bantu de criação do mundo

No começo reinava a escuridão sobre a terra, que estava submersa sob as águas, então veio Bumba, deus gigante de pele branca. 
Ele não se sentia bem. Na verdade não se sentia bem há milhões de anos. Estava só e não aguentava mais a solidão. E isso estava deixando ele doente. Certo dia ele teve uma cólica e vomitou o sol, e assim a luz foi espalhada pelo universo. Depois vomitou a lua e as estrelas. Assim, a noite também ganhou luz. 
O calor do sol evaporou as águas e apareceram bancos de areia. Surgiu a terra. A seguir vomitou as nove criaturas da terra: o leopardo, a águia, o crocodilo, um peixe, a tartaruga, o raio (Tsé-tsé), a garça branca, um besouro e um cabrito. Depois, vomitou os primeiros seres humanos e seus três filhos: Nyonye Ngana, Chongannda y Chedi Bumba. 
Então os animais e os filhos de Bumba continuaram a criação. A garça criou todas as aves, o crocodilo criou as iguanas e as serpentes; a cabra, criou todos os animais com chifres, o besouro criou todos os insetos e o peixe, todos os demais peixes. Nyonye Ngana criou as formigas brancas, mas morreu logo em seguida. Em sua homenagem, elas penetrararam profundamente na terra negra, mudando sua cor. Chongannda criou uma planta, da qual foram nascendo todas as plantas existentes. Chedi Bumba tentou criar uma coisa diferente, e dali surgiu o papagaio. 
De todas as criaturas somente Tsé-tsé, o raio, criava problemas. Criou tanta confusão que Bumba o agarrou e prendeu no céu. A humanidade ficou sem o fogo, até que Bumba ensinou o homem como obter fogo das árvores. 
Depois elegeu um homem para reinar sobre o povo como um deus na terra: Loko Yima, um dos homens que saíram de sua barriga. Quando finalizou a obra da criação, Bumba passou entre as aldeias e disse aos homens: "Olhem todas estas maravilhas. Tudo isso vos pertence". 
Feito isto, subiu para o céu e sumiu.

Observação: este mito é um dos muitos existentes entre os povos bantu da África Central e Meridional. Este, especificamente, é do povo Kuba, que vive na atual República Democrática do Congo. A maioria dos povos bantu tem versões semelhantes, mas com algumas diferenças dessa mesma história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário