29.11.18

Mito inca de criação do mundo

Deus criado por si mesmo, Viracocha teria criado o Universo e tudo que nele existe, e se acreditava que ele estava em toda parte. Era considerado como o esplendor original, o Senhor, Mestre do Mundo, a divindade invisível criadora de tudo. 
Viracocha saiu do Lago Titicaca para trazer ordem ao caos. Ele dividiu o Universo em três mundos: Hanan Pacha (o céu, onde viviam os deuses, representado pelo condor), Kay Pacha (o mundo daqui, a terra, representada pelo puma) e Uchu Pacha (o mundo subterrâneo, representado pela serpente). 
Viracocha iniciou, então, sua obra no mundo daqui, talhando na pedra com sua respiração as figuras dos primeiros seres humanos, homens e mulheres, que se tornaram o fundamento de seu trabalho. Quando o deus colocava estas estátuas gigantes nos vários lugares que lhes correspondiam, eles ganhavam vida na escuridão. Kay Pacha, o mundo visível, estava incompleto, uma vez que Viracocha postergou a criação das coisas para se ater aos seres humanos. Apenas o claror de Titi - um puma flamejante que vivia no alto do mundo - era percebido. A raça de gigantes começou a desobedecer Viracocha, que enraivecido, lançou um dilúvio que lavou a terra e transformou os gigantes novamente em pedra (formando montanhas, morros, montes...). 
Viracocha trouxe, então, a luz para o mundo, fazendo o Sol (Inti), a Lua (Mama Quilla) e as estrelas nascerem do Lago Titicaca, até cobrir toda a abóboda celeste. Depois fez novos seres humanos do barro, pintando neles roupas que distinguem cada nação e dando-lhes hábitos, línguas e canções diferentes, além de sementes que pudessem cultivar, como o milho. Depois de soprar vida em suas criações, Viracocha ordenou que saíssem das cavernas onde estavam e fossem povoar a terra. Assim, cada grupo foi para um lugar e formou um povo diferente. 
Satisfeito com esses novos homens, o deus definiu o tempo ao ordenar que Sol se movesse sobre a Lua. Em seguida, foi dando vida aos animais e as plantas. Nesse caso específico, são inúmeros os relatos de que ou Viracocha teve dois filhos ou que criou dois seres especiais responsáveis por criar fauna e flora na terra: Imahmana Viracocha e Tocapo Viracocha. No entanto, é mais provável que o próprio deus ou tenha se dividido em dois ou tenha somente mudado de nome de acordo com a direção que seguiu no mundo. 
Quando o sol subia para o céu, Viracocha chamou os incas e seu líder, Manco Capac, profetizando que eles seriam senhores e conquistadores de muitas nações. Ele deu a Manco Capac um cocar e um machado de batalha com insígnia e arma da realeza. Assim, ele se tornou o primeiro imperador dos incas.

Observação: os incas viveram nos atuais Peru e Bolívia entre os séculos XIV e XVI. Nesse tempo, formaram um império que se estendeu até os atuais Chile, norte da Argentina e Equador. Suas tradições incorporam costumes dos povos que viveram na região por mais de dois milênios. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário