29.11.18

Mito iorubá de criação do mundo

O grande Deus Olodumaré, o Senhor dos Céus, também conhecido como Olorum, enviou Oxalufã, orixá da paciência, para que criasse o mundo. A ele foi confiado um saco de areia, uma galinha com 5 dedos e um camaleão. A areia deveria ser jogada no oceano e a galinha posta em cima para que ciscasse e fizesse aparecer a terra. Por último, colocaria o camaleão para saber se estava firme. Oxalufã foi avisado para fazer uma oferenda a Exu, orixá das encruzilhadas, antes de sair para cumprir sua missão. Porém, Oxalufã se achava acima de todos e, sendo assim, negligenciou a oferenda. Exu, descontente, resolveu vingar-se de Oxalufã, fazendo-o sentir muita sede. Não tendo alternativa, Oxalufã furou com o seu bastão o tronco de uma palmeira. Um líquido refrescante dela escorreu, era o vinho de palma. Ele saciou sua sede, embriagou-se e acabou dormindo. 
Olodumaré, vendo que Oxalufã não cumpriu sua tarefa, enviou Odùdùwa, que seria considerado o orixá da criação humana, para verificar o que havia passado. Ao retornar e avisar que Oxalufã estava embriagado, Odùdùwa recebeu o direito de vir e criar o mundo, da mesma forma que Oxalufã. 
Após Odùdùwa cumprir sua tarefa, os outros orixás vêm se reunir a ele, descendo dos céus graças a uma corrente. Apesar do erro cometido, uma nova chance foi dada a Oxalufã: a honra de criar os homens. Entretanto, incorrigível, embriagou-se novamente e começou a fabricar anões, corcundas, albinos e toda espécie de monstros.
Odùdùwa interveio novamente, anulou os monstros gerados por Oxalufã e criou os homens bonitos, sãos e vigorosos, que foram insufla dos com a vida por Olodumaré. Esta situação provocou uma guerra entre Odùdùwa e Oxalufã. O último foi derrotado e então Odùdùwa tornou-se o primeiro rei de Ifé.* Distribuiu seus filhos e os enviou para criar novos e vários reinos fora de Ife 
Mais tarde os Orixás retornaram a Orum, o céu, deixando na terra seus conhecimentos e como deveriam ser cultuados seus toques, comidas e costumes, para que fossem cultuados pelos seus descendentes. Então o ser humano começou a fazer pedidos aos Orixás e para que cada pedido fosse atendido eles ofereciam comida em troca. Quando um Orixá recebe um pedido, ele o leva a Olodumaré e este decide se o pedido vai ou não ser atendido. Este julgamento vai ser baseado no merecimento da pessoa que fez o pedido.

* Ifé: cidade localizada na atual Nigéria.

Observação: os iorubás formavam um conjunto de povos que ocupavam a região da Costa do Golfo da Guiné, atualmente Nigéria, Benin e Togo. Seus costumes e sua religiosidade influenciaram fortemente a cultura afro-brasileira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário