7.5.22

Marie Curie

Eu passei a testar minha hipótese analisando dois minerais que continham o elemento urânio: a pechblenda e a torbenita. Desenvolvi uma técnica de laboratório que denominei de cristalização fracionada, ou seja, elevava o mineral a uma alta temperatura e depois o resfriava gradativamente. Usando o eletrômetro, percebi que a pechblenda era quatro vezes mais ativa que o urânio, e a torbenita, duas. Se a minha pesquisa anterior estivesse correta, deveria ter outro elemento com radiação ainda maior, pois não era possível que o elemento químico puro tivesse menos radiação que um mineral com o urânio. Entre 1898 e 1902, descobrimos dois novos elementos químicos. Um deles foi o polônio. Dei esse nome em homenagem à minha terra natal. O outro foi o rádio. Esses elementos emitiam bem mais radiação que o urânio. Com as minhas pesquisas e de outros cientistas, descobri que isso vinha da energia liberada pelo núcleo do átomo desses elementos em sua desintegração. Confirmei minha hipótese inicial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário