7.5.22

Marie Curie

Sou Marie Sklodowska. Nasci em Varsóvia, no que hoje é a Polônia, mas na época Império Russo, em 1867. Minha infância foi bastante difícil. Meus pais eram envolvidos com o movimento de independência da Polônia e foram perseguidos pelos russos. Assim, perderam boa parte da riqueza que haviam adquirido. Precisei do apoio de minha irmã para poder estudar. Trabalhei como governanta (empregada doméstica) em várias casas. Meu pai era professor de matemática e física. E rapidamente acabei me interessando por essas disciplinas. Como as universidades oficiais não aceitavam mulheres, me inscrevi na chamada Universidade Volante, uma instituição da resistência polonesa que aceitava mulheres, ao mesmo tempo que continuava como governanta. Em 1891, com o apoio de minha irmã, me mudei para Paris, onde estudei física, química e matemática na Universidade de Paris. Em 1894, conheci Pierre Curie. Começamos a trabalhar juntos, nos apaixonamos e um ano depois, nos casamos. Fiquei Marie Curie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário